Internet centralizada, isto e perigoso!

Olá pessoal, voltando aqui novamente este mês de Março para publicar um texto no blog, na minha agenda estou programando para ter ao menos um texto por mês novo aqui com temas relacionados ao que gosto de comentar ou que vivo diariamente.

O texto de hoje gostaria de comentar sobre quão perigoso ou apenas ruim e termos uma internet centralizada, o ser humano de forma geral, age da mesma forma sempre, isto desde os primórdios, deve ser algo genético ou do nosso sub consciente. De forma geral, gostamos de monopólios, isto e no mundo inteiro, não e algo exclusivamente do Brasil. Vejamos os Bancos, praticamente usamos os mesmos, as operadores de telefone, provedores de internet.

Mas, o foco de hoje e comentar sobre a internet, veja que temos grandes monopólios o Google com seu buscador e ferramenta de marketing. Aumentando para navegador, sistema de e-mails, servidores Cloud, sistema de backups, ferramentas para desenvolvedores, Youtube e seu sistema operacional Android. O Google mata seus concorrentes de forma simples e fácil, ele pode apoiar um comportamento na rede de sua escolha e “Calar”, os demais caso desejar. Isto porque ele e dono das suas ferramentas, ou seja, quem manda é ele. Se ele fosse menor, ele jamais conseguiria fazer apenas o que deseja.

Outro atual e o Facebook, dono do Whatsapp e também do Instagram, ele pode fechar sua rede, bloquear seu perfil, antigamente o Facebook liberava API para tocar rádios na rede dele, fechou e pronto, os vídeos dele não tem opção de pular, assiste e pronto. Será que ele faria isto se os usuários tivessem poder?

Ai vem Amazon com seu Prime, Music e a maior empresa de entregar do mundo. Fechou milhões de outras pequenas empresas, esta automatizando todo o processo de forma a gerar ainda menos empregos e etc.

Como também Twitter, Microsoft e Disney. Na China já tem outros e etc.

Voltando ao Google de certa forma como blogs, ele tem reduzido a dependência de todos, logo o Google será autossuficiente em todo sem necessidade de parceiros e etc.

Como usuário gosto de usar alternativas, tento sempre não usar o navegador mais utilizado do mundo, o sistema de e-mail deles uso como uma alternativa que logo uma vez por mês e olhe lá.

Sei que algumas coisas e complicado não usar, tem elevado nível de qualidade. Mas, se não pensarmos em “Descentralizar”, a internet, digo isto como usuários e colaborarmos com outras empresas, redes sociais a não ser apenas com as grandes, a nossa internet esta indo rumo a novas ditaduras virtuais.

Quando cito estas empresas, não estou questionando elas, como empresas estão certas, quanto maior for seu monopólio maior os seus ganhos, mais sim como usuário e cliente. Sempre que contratar algo, pensa se tem outra alternativa, se pode repartir com outros. Compras online tento sempre no Magazine Luiza e Mercado Livre ao invés de fazer na líder do mundo em vendas online.

Anúncios na internet nunca usei tudo em um lugar, dividia parte no Google, parte no Facebook, Twitter e Boo-box no passado. Hoje, estou utilizando apenas na Upee e no Facebook, em breve posso mudar e vamos seguindo. Navegador, tento alternativas. Gosto do Google como empresa, mas, não como centralizador da Internet, pense nisto, o que podemos fazer para descentralizar a internet da mão de poucas empresas e do governo? Isto não e um chamado de boicote, apenas um pensamento em nosso bem estar futuro, com uma internet sem “Dono”. Não imagina como país que tem limitação na internet eles sofrem, ajudar a ter empresas gigantes de certa forma colabora para isto e ajuda a ter desequilíbrio do mercado.

Written by Thiago Costa Guimarães

Falar sobre nós mesmos e bem estranho, mas, posso resumir um pouco. Sou Tricolor Carioca, formado em administração de empresas, apaixonado por caminhada e pela minha esposa Adrielly, discípulo de Jesus Cristo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.