Embraer orgulho do Brasil, precisa pensar em voos maiores
A Embraer e uma empresa fora da curva, muitas pessoas, inclusive brasileiros nem acredita que temos uma das maiores empresas aeroespacial do mundo, fazendo jatos e aviões regionais de excelente qualidade, modernos, sendo o mais econômico em consumo de combustível em sua categorial os modelos E2.
No geral, a maioria das vezes que fiz uma viagem no Brasil, foi pela empresa área Azul, e consequentemente foram em aviões fabricados no Brasil pela Embraer, a Azul usa Embraer em unidades próprias e modelos comprados da antiga Trip Linhas áreas.
Os aviões Embraer oferecem segurança, no geral, quando teve algum incidente, nunca ouvi sobre falha do avião e sim, falha humana por exemplo.
Porém, o fato que gostaria de comentar aqui, no qual já comentei com alguns amigos em WhatsApp e em um grupo de empreendedores, neste ultimo, quase fui atacado, e inclusive chamado de Petista por defender a ideia que irei compartilhar aqui com você que esta lendo este texto. Acredito que a Embraer precisa sonhar e correr atrás de voos maiores, ela esta em um mercado no qual ela faz um ótimo trabalho. Mas, não e o “melhor”, mercado. Analisando o faturamento das duas empresas maiores do que a Embraer, fatura MUITOS bilhões acima do que ela, além de ter milhares de empregados há mais.
Apenas para comparação em 2022 o faturamento das empresas:
Boeing 60 Bilhões de dólares.
Airbus 20,64 Bilhões de Euros.
Embraer 6.29 Bilhões de reais. Ou seja, não chegou nem a 2 Bi dólares…
Ou seja, os maiores mercados são dos aviões acima de cento e sessenta passageiros.
Então, a Embraer precisa urgentemente iniciar o projeto de uma aeronave para concorrer com o A320neon por exemplo da Airbus. Mas, da decisão de iniciar as pesquisas, projetos, até a sua conclusão, pode se passar de mais de dez anos. Ou seja, a Embraer como empresa no momento atual dela financeiramente falando, não e tão interessante de fato. Ela e uma empresa aberta, com vários sócios na Bolsa de valores. Mas, o governo brasileiro tem o poder de veto de decisões na empresa e ele e o maior interessado no sucesso dela, seja via impostos, empregos e tecnologia. A Embraer e um dos maiores fornecedores da força aérea brasileira. A divisão militar dela tem crescido com o Embraer C-390 Millennium que tem iniciado as vendas recentes e já tem alguns países comprando. Se o Brasil souber vender, tem um mercado gigante para o modelo!
Só que boa parte destas vendas, vem de parcerias que o próprio governo deve fazer com outros países aliados, mas, a atual política externa do Brasil tem sido um desastre, o que consequentemente atrapalha nestas vendas…
Diante disto, minha ideia seria do governo federal, seja via BNDES, Banco do Brasil, Caixa ou ambos, criar uma linha de fomento para a Embraer iniciar a pesquisa, e estrutura para produção do novo modelo para concorrer com a Boeing que esta tendo muitos problemas ultimamente e com a Airbus.
O que o governo do Brasil ganhará em troca? O que nós brasileiros vamos ganhar em troca, já que o governo não tem dinheiro, toda grana que ele usa foi tirada de nos via impostos?
Então, o primeiro beneficio e geração de empregos, para um projeto como este, a Embraer irar precisar de mais engenheiros, são excelentes empregos, que ganham bem e gera muito retorno ao país.
O segundo beneficio será via impostos, imagina quando a Embraer começar a produzir esta aeronave aqui, quantos bilhões de dólares será trago para o país? Pode planejar o faturamento da Embraer aumentando umas 3x tranquilamente.
O terceiro a longo prazo, será milhares de empregos, estes modelos maiores de aviões precisam de MUITOS empregados em todas as etapas de produção, e aqui estamos falando de empregos em uma indústria de inovação, que paga bem. Precisamos gerar bons empregos e não vivermos dependendo apenas da Soja, ferro. Precisamos industrializar estes itens e outros no qual já somos especialistas…
Aqui, estamos falando do governo apoiar um seguimento apenas de uma empresa que já e sucesso e orgulho do país, não e jogar grana fora e alterar o mercado para ter um campeão nacional, a Embraer já e grande, já da lucro, mas, tem seguimentos que e caro e não tem caixa para isto. Ou até, seu conselho não iria aprovar arriscar um investimento tão elevado agora, que ela vem iniciando a colheita de resultados de outros investimentos do passado.
Evidente que não gosto do governo metendo a mão em muitas coisas, já que ele não cuida bem nem do que ele deveria, como saúde, segurança, educação e etc. Mas, neste caso, seria um bom investimento que iria trazer benefícios a todos, claro, que a longo prazo. Mas, se pensarmos apenas no hoje, vamos continuar sendo um país de terceiro mundo, temos que ter projetos que vão além de esquerda ou direita. Mas, um plano de “país”!
Aqui no blog, recentemente já falei sobre o governo com semi condutores que achei legal, e para ser sincero, estamos anos luz atrás dos demais países e indústrias, neste seguimentos temos que buscar parcerias e produzir local modelos criados por terceiros. Mas, no aeroespacial e outra historia, aqui, estamos no mesmo “patamar”, temos muita gente boa neste seguimento graças a Embraer e o ITA.
Aqui, vale lembrar que a Embraer já investe em um seguimento que no futuro tudo indica que irar crescer muito e poderá dar bons frutos também, o seguimento do EVTOL, mas, apesar dele ter um mercado promissor no futuro, estes outros modelos de avião tem um mercado crescente e garantido por décadas!
Então, com o investimento, em alguns anos, podemos ampliar as plantas da Embraer para produzir aviões maiores, ter mais vendas, mais empregos, trazendo muita renda para o país e tendo benefícios para todos os brasileiros novamente de volta.
Falar sobre nós mesmos e bem estranho, mas, posso resumir um pouco.
Sou Tricolor Carioca, formado em administração de empresas, empreendedor, apaixonado por caminhada e pela minha família, discípulo de Jesus Cristo!