Eleições chegando, o que precisamos como nação?

As eleições para presidente, governadores, deputados estaduais, federais e senadores esta chegando!

De certa forma, focamos tanto no presidente, mas, esquecemos que quem cria as leis e gerencia o governo e o congresso. Precisamos além de um bom presidente, um excelente congresso nacional. Sem falar nos governadores e deputados estaduais que podem arruinar um estado também sendo ruins.

Diante disto, precisamos melhorar e muito nosso voto brasileiros.

Existe necessidades básicas e urgentes para serem melhoradas no país. Na minha opinião, listo abaixo algumas prioridades como nação que devemos cobrar dos nossos políticos e fazer nossa parte como cidadão.

1-Saneamento básico, precisamos de água tratada e rede de esgoto, lógico que com tratamento do esgoto, para 100% da população. (Com o marco do Saneamento aprovado, já tem alguns bilhões sendo investido pela iniciativa privada, mas, o governo precisa colaborar ainda mas, para chegarmos a maioria das cidades para ontem).

2-Educação de qualidade, precisamos melhorar a estrutura das nossas escolas, modelo educacional atual e controlar mais os gastos para evitar fraudes, incentivas a inovação, cursos profissionalizantes, empreendedorismo, educação financeira, criar rotina de visitar empresas, bibliotecas, museus, ensinar musica, teatro e praticar esporte com maior frequência. A educação de tempo integral com qualidade e fundamental.

3-Reformular nossa justiça, gastos, benefícios e leis. Tem muita brecha para enrolar na justiça, acelerar o tempo de processos. Não existe processos demorar anos e chegar a pronto de prescrever…

4-Aumentar a tecnologia e treinar nossas policias. E urgente reduzir de forma gritante os assaltos, assassinatos, estupros e etc. Assim como reduzir o poder “Parare-lo”, das facções criminosas e milícias.

5-Infraestrutura, criar um projeto estilo ao Avança Brasil ou PAC, mas, que tenha metas para obras céleres, terminar iniciadas. Assim, gera muitos empregos, pagamento de impostos e melhora a qualidade de vida das pessoas ao redor da obra e de todo o país!

(A verba pode vir de não reajuste de funcionários federal, novo refis, cobrança de devedores e fundos que tem recursos parados, como também, acelerar as concessões).

6-Investir em ciência e tecnologia. Precisamos incentivar nossa capacidade de inovação, somos um país inovador que não valoriza os inovadores…

7-Descubocratizar o máximo que puder abertura e manutenção de empresas, reduzir carga tributaria para indústrias, criar um imposto único que não cobre sobre consumo. Voltar a ser industrializado gera muitos e bons empregos. Vimos que depender da cadeia produtiva de outros países, na hora do caos, cada um pensa em seu povo primeiro, porque ficarmos reféns deles? Porque exportar ferro puro, ao invés de barra de ferros? Siderúrgica gera muitos empregos.

8-Sair de áreas não estratégicas, para que ter o Banco do Brasil na mão do governo ainda? Para que existir o BNDES, unifica tudo que eles faz na Caixa.

9-Acelerar e incentivas adoção de energia solar e eólica no país. Reduzindo a dependência das hidrelétricas.

10-Criar um plano de saúde governamental para quem pode pagar. Algo barato, como R$ 30,00 há R$ 100,00 por mês, para ajudar na despesa do SUS e investir ainda mais na sua modernização, valorização de profissões não valorizadas e aumentar um pouco o valor de todos os trabalhadores, para dar mais dignidade. Porém, cobrar um atendimento de qualidade e humanizado, casos de falta de respeito e erros médicos serem mais monitorados e punidos de acordo. Aumentar o controle sobre gastos e presença nas unidades!

11-Voltar a dar autonomia para o Ministério Publico criar forças tarefas locais, sem interferência do MPF nacional.

12-Deixar o Teto de gastos de forma permanente. Jamais voltarmos a aumentar os gastos de forma indiscriminada. Isto vai garantir um futuro melhor as novas gerações, quanto menos dividas deixarmos, menos iram sofrer.

13-Pegar o calção de liquidez, 2/3 das reservas internacionais e valores das privatizações de Eletrobras, Petrobras, Banco do Brasil e outras menores e pagar o que conseguir da divida publica. O país conseguindo reduzir o pagamento de juros anualmente que e mais de 300 Bilhões anual, vai começar de vagar a sobrar grana para melhorar TUDO, no país, já que hoje falta recursos!

14-Modernizar os Correios, dar independência e vender ações, como e atualmente no Banco do Brasil, tirar o controle do governo sobre a empresa e fundos, fortalecer a empresa melhorando a qualidade dos serviços e reduzindo os custos de envios. Assim, ajudando a criação de lojas virtuais por todo país, com entrega rápida e barata. Quanto mais o Correios voltar a ser usado, mais o custo será reduzido. Não existir mais ter frete mais barato vindo da China aqui, do que dentro do país para nós mesmos. Assim, voltamos a ter diferencial com preço em conta e velocidade na entrega!

15-Alterar indicações ao STF, apenas juízes de carreira, o seu bom trabalho vai ser valorizado com o cargo no SFT, ter tempo para mandato de no máximo 8 anos. O STF não poder legislar, criar leis e modificar interpretação das mesmas, ele tem que ser apenas o guardião da constituição e não o criador da constituição.

16-Mudar as formas de cobranças e reajustes, não podemos ser um país dos indexadores elevados e automáticos, assim, sempre vamos carregar inflação de um ano para o outro e a mesma sempre será pesada. Quanto menos inflação, mais valor terá nosso dinheiro!

17-Bolsa família ou qualquer outro nome que tiver o programa, será temporário, com projetos a ajudar na geração de emprego, qualificação. A família ou pessoa melhorando, encerra a sua participação e todos os demais benefícios como energia custeada e etc. E importante facilitar a entrada e saída do programa. Com aumento também do controle dos gastos e punições para eventuais desvios.

18-Acabar com o foro privilegiado.

19-Aumentar as punições para crimes e roubos. Funcionários públicos e políticos que forem condenados não ter mais alternativas de voltar a ser políticos, funcionários públicos e nem fazer negócios com o governo “Nunca”, mais. A pessoa tem que ter ciência que o seu erro causa morte, fome, pobreza, caso queira fazer o risco e ainda maior, hoje, enrola, enrola na justiça e nada acontece. Aquele ditado que rico não fica preso por muito tempo tem que acabar. A justiça tem que ser igual para todos.

20-Aumentar o salário do Presidente e Ministros. Com cláusula de caso o PIB cresça, receber bônus, como em empresas. O cara e o presidente do país, responsável em grande parte pelo sucesso ou fracasso e ganha pouco, isto e pedir para o cara ser corrupto.

21-Fim da reeleição em todos os níveis e aumento do mandato para cinco anos.

22-Reforma administrativa, os funcionários públicos em TODAS, as esferas ou poderes devem ganhar na mesma media do setor privado, mesmos benefícios, ser funcionário publico não e para ser um premio de estabilidade para o resto da vida, deve ser um privilegio por servir a população, hoje buscam ser funcionários publico apenas pelo salário e benefícios, o que faz voltar serviços de má qualidade a população, com os incentivos certo, iram atrás apenas quem gosta da profissão, o país deixar de ser a nação do Sonho de ser funcionário publico ajudará e muito!

23-Repensar nossa reforma agrária, criando punições severa para pessoas que ganham terra e vendem, reduzir o latifúndio no país, junto com a Embrapa, ajudar a população a aproveitar ainda melhor as terras, reduzir queimadas e desmatamento.

24-Fortalecer a estrutura e processos para sermos um país turístico, temos potencial para passar de 20 milhões de visitantes anualmente sem nenhuma dificuldade, temos praticamente tudo que os gringos gostam, mas, falta segurança, suporte para a estadia deles, treinamentos e estrutura.

Bom, foram apenas 24 itens, mas, que se conseguíssemos colocar em pratica, seriamos outro país muito rapidamente. Temos o potencial para estar entre as três maiores economia do mundo, um dos melhores IDH do mundo e falhamos miseravelmente como nação há anos.

Claro também que tem muitas outras coisas a serem melhoradas, coloquei estas apenas de forma macro, acredito que elas tornando realidade, de vagar as demais coisas vão melhorando. E poderemos ser um país de primeiro mundo, com renda melhor, saúde de qualidade, segurança, empregos, oportunidades, poder andar e viajar sem medo de ser roubado ou outros problemas atuais que temos, como estradas ruins, pontes perigosas, vias não duplicadas e tantos outros males.

Written by Thiago Costa Guimarães

Falar sobre nós mesmos e bem estranho, mas, posso resumir um pouco. Sou Tricolor Carioca, formado em administração de empresas, apaixonado por caminhada e pela minha esposa Adrielly, discípulo de Jesus Cristo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.