As vantagens e perigos da IA

Salve pessoal, tudo bem?

Faz bastante tempo que não escrevo nada aqui no blog, novidade em? hahaha

Fato é que há bastante tempo, eu quero escrever um pouco sobre IA, mas, a correria do dia a dia e fatos novos que ocorrem neste seguimento todos os dias, me afastou de parar alguns minutos para escrever. Sim, este texto e escrito por mim, sem chatgpt, por isto alguns erros né? 😛

Então, eu a vejo sim com bons olhos, tenho usado ela no cotidiano, nada grande ainda, mas, já de fato faz parte do meu dia a dia. Acho sim que e uma PUTA inovação, que vem agregar e acelerar muitas coisas. Mas, aqui e um ponto importante, já vivemos muito acelerado, a inovação nos últimos cem anos e uma coisa de louco. Será mesmo que precisamos acelerar ainda mais? A custo de mais estresse, depressão e consumo acelerado dos recursos do planeta?

A IA tem acelerado criação de textos, artes, aplicativos, sistemas, sites e até ajudando em consultas de psicologia e nutrição, esta semana em um grupo um rapaz comentou que o ChatGPT deu dicas para ele de ações para deixar de usar Rinosoro todos os dias, segundo ele, já tinha passado por quatro especialistas e continuava o uso diário, até seguir as dicas do Chatgpt. (Já fui usuário de Rinosoro no passado também).

Como toda tecnologia tem seus lados positivos e negativos, isto sempre existiu e sempre existirá. Mas, fato é que a IA e diferente de tudo, tem gente comparado ela como trator ou maquina de datilografia, eu vejo ela totalmente diferente disto tudo. Ela vem não para “Ajudar”, mas, até o momento, a forma que estamos usando e aperfeiçoando ela e para literalmente tomar a vaga de muitas pessoas. Pensa comigo, você tem uma empresa que cria textos e imagens para empresas na internet e tem quatro colaboradores hoje, ao custo de R$ 2.500,00 cada, um total mensal de R$ 10.000,00 ai vem o ChatGPT que consegue fazer o trabalho deles com uma licença de $ 200,00 praticamente irar obrigar a empresa a no mínimo demitir três e deixar apenas um funcionário, para com uma redução do custo absurda que o mercado vai forçando as empresas e terem custos menores, preços reduzidos para sobreviver.

Atualmente, em pleno ano de 2025 já tem MUITAS empresas, em todos os portes, das Big tech as medias e pequenas, já tem parte dos serviços sendo feito via IA, reduzindo as contratações e até demitindo por causa do uso de IA…

E claro que hoje, quem acha que já da para substituir 100% vai quebrar a cara, como já teve incidentes, a IA vai “Evoluindo”, e no ritmo que ela esta, em cinco anos TODAS as profissões já estará sofrendo de forma absurda. Apenas para constar, IA não surgiu agora, já exista há décadas, mas, a aceleração atual e impressionante a evolução.

Aqui vale um ponto importante, a IA vai criar novas oportunidades? Sim, as possibilidades de empresas de 1 Bilhão de um homem só poderá se tornar real.

O ponto que eu gostaria de trazer aqui para reflexão é, o que vamos fazer com a massa de pessoas, aqui eu me incluo, sem ter o que fazer, e quem sabe, nenhuma renda? Vai ocorrer protestos em massa, caos e desordem?

Um pouco de ficção científica que faz sentido?

Hoje já temos excelentes robôs e quando estes robôs tiverem uma IA em sua cabeça? Não terá evolução e melhorias, para que a mão de obra cara, que reclama, trabalha pouco, com sindicatos no pé, custos elevados?

O segundo ponto é, para você que esta lendo, veja como apreender a usar IA, como evoluir em conhecimentos que ela não e tão forte, controlar suas emoções, ser resiliente e se preparar de fato para o futuro, porque estamos ficando para trás de forma acelerada. Fico pensando, o que irei tentar ajudar meu filho trabalhar no futuro? Não temos como saber o que estará existindo ou não daqui dez ou vinte anos, o futuro e ainda mais “nebuloso”, para observamos do que já foi no passado. Quando eu era adolescente, eu sonhava e lutei para ganhar dinheiro com/na internet. Mas, tudo será muito mais diferente, claro que o futuro a Deus pertence, evidente que vou ajudar ele a estudar e tentar o maximo a preparar ele, mas, de fato, não consigo ver muitas janelas de oportunidades, oro a Deus que tenha tempos melhores, mas, preciso preparar ele para ser forte e saber viver tempo difíceis.

Então de resumo, estude e não se acomode achando que a IA não vai te afetar. Segundo, nós, os governos e empresas temos que debater sobre a IA e o futuro das pessoas. Mas, tenho MUITO medo de deixar o controle da população na mão de governos com uma renda básica universal por exemplo…

Este texto traz no geral uma visão mais “Pessimista”, sobre o assunto, torço do fundo do coração para estar exagerando ou errado, mas, se preparar para vários cenários nunca será demais.

 

 

Written by Thiago Costa Guimarães

Falar sobre nós mesmos e bem estranho, mas, posso resumir um pouco. Sou Tricolor Carioca, formado em administração de empresas, empreendedor, apaixonado por caminhada e pela minha família, discípulo de Jesus Cristo!